domingo, 19 de abril de 2020

Mulherzinhas - Louisa May Alcott


Título| Mulherzinhas
Autor| Louisa May Alcott
Editor| Porto Editora
Páginas| 416

Olá meus amores! Antes de partirmos para a resenha, vamos só falar desta edição maravilhosa. A coleção #cássicos da Porto Editora é simplesmente lindíssima, com ilustrações que enriquecem a história, com uma linguagem mais simples e que vai fazer com que todos (incluindo os mais jovens) dêem oportunidade a estas histórias. Eu, que não sou muito de ler clássicos, já quero a coleção inteira, e pretendo trazer-vos a minha opinião sobre cada um deles, se assim me for possível.

Para quem não conhece, Mulherzinhas é um romance autobiográfico, publicado originalmente em 1868 e traz-nos a história de quatro irmãs, durante a Guerra Civil Americana. Com o pai longe de casa , na guerra, a mãe a trabalhar exaustivamente para lhes dar o melhor e sustentar a família, elas precisam de cooperar e de apoiar umas às outras... mas nem sempre é fácil, porque elas são todas diferentes.

Temos a Meg, a mais velha, já adulta, obediente, vaidosa... Está na idade de querer agradar os outros, de querer mostrar que é tão boa quanto as amigas, que também se sabe vestir bem e ser uma 'lady'. Cuida das irmãs e tenta sempre ajudar na educação delas. A seguir é a Jo (a minha favorita), impulsiva, destemida, criativa, arrojada para o seu tempo... Eu adorei esta personagem! É, sem dúvida, a personagem mais feminista que temos neste livro, tendo em conta a época em que se passa. Não se importa com o que os outros pensam dela, nem se é uma 'lady' ou não, Apenas se quer divertir e fazer aquilo de que gosta. É escritora e muito mandona. 

Depois é a Beth, a mais pacífica, tímida e introvertida. Por vezes, esta personagem irritava-me, porque a achava muito pãezinho sem sal, mas com o tempo, aprendi a apreciar a calma dela, o amor incondicional que tem pelas irmãs e o esforço que faz para que esteja sempre tudo bem. Por último, a que eu menos gosto, a Amy. Vou aqui já esclarecer (e agora toda a gente vai achar que eu sou má pessoa), mas eu não tenho muita paciência para crianças, muito menos quando são mimadas... o que é o caso desta personagem. Super vaidosa, acha-se muito crescida, não obedece... E no meio do livro tem uma atitude para com a Jo, que para mim só lá ia com dois tabefos naquela cara e nunca mais a desculpava... sendo que neste livro, mesmo que com uma linda mensagem de amor entre irmãs e arrependimento, não me convenceu, porque o perdão, para mim, tem limites...

No geral, gostei muito da história. Não esperem muita ação, nem plot twists, mas o enredo é leve, as personagens são cativantes e parece que alguém nos está a contar a história de vida de uma família simples. Há momentos de valentes gargalhadas, principalmente com a Jo e o Laurence (outra personagem de que gostei muito). Acabamos por nos afeiçoar e cada vez que voltámos ao livro é como se regressássemos para ao pé de um grupo de amigas, que nos contam a sua vida. Recomendo a leitura e já quero a continuação - Boas Esposas.

Em breve, após ver a adaptação, pretendo vir cá editar o post e fazer uma comparação entre ambos, por isso, mantenham-se de olho por aqui. E vocês, já leram este livro? Viram a adaptação? Contem-me tudo ...

#FicaEmCasa ❤
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário