domingo, 22 de novembro de 2020

Promessas de Sonhos - Várias Autoras



Título| Promessas de Sonhos
Autoras| Jéssicas Reis, Gabriela Simões, Tânia Dias, Filipa Santos
Editor| Tânia Dias (edição independente)
Páginas| 366

Hoje trago-vos uma resenha muito especial, pois é um livro de contos escrito por quatro autoras portuguesas. A ideia para este livro foi, sem dúvida, genial pois, para além de  cada uma das meninas dar a ideia, tema ou frase para a outra escrever, cada uma das autoras também tinha que se inspirar num elemento (ar, água, fogo e terra). Isto é que foi trabalhar a imaginação!

Visto que se tratam de contos, mais ao menos curtos, não tem muito que eu possa dizer sobre eles sem dar spoiler, então a minha resenha vai focar-se na minha opinião e naquilo que eu senti ao ler cada um deles. Espero que estejam prontos, pois aqui começa uma viagem pela fantasia simplesmente incrível.


Conto: Asas Negras
Autora: Jéssica Reis
Elemento: Ar
Ideia: "Piratas mágicos que raptam nobreza"

Foi-me um bocadinho difícil entrar na história, porque só na primeira página temos nomes e conceitos que nos são estranhos (ou pelo menos para mim), mas a partir do momento que entendi minimamente as coisas, só queria mais e mais. Aqui temos as harpias, mulheres com asas (visualmente, à semelhança de anjos), temos piratas e temos humanos. Korinne (Kore) é a nossa personagem principal, que luta para descobrir a verdade sobre as origens da sua espécie. A ideia é super gira e a Jéssica soube trabalhá-la, mas penso que se tivesse mais espaço (um livro inteiro, maybe) a história seria ainda melhor, porque há muito para explorar neste mundo. Nesse sentido, penso que também melhorariam os plot twists, visto que aqui, pelo menos a mim, acabaram por não surpreender muito, porque a autora não tinha espaço para explorar e deixar as 'sementinhas' para o momento seguinte. Gostava muito que a autora tivesse oportunidade de explorar mais esta história e este mundo.

Conto: Chamas de Ruína
Autora: Tânia Dias
Elemento: Fogo
Ideia: "Ela olhou para trás com um sorriso desafiante nos lábios e cabelos esvoaçantes. - Observa. E depois saltou."

Já li este conto há algum tempo e ainda não estou bem! Eu amo dragões e estava ansiosa para este conto... mas superou todas as minhas expectativas. Aliyah é a nossa protagonista e é tão mas tão bem construída, com tantas camadas, que é impossível não acreditar que ela exista mesmo. É uma personagem badass à sua maneira, mas também com falhas, o que a torna bastante humana. É importante salientar que o conto contém gatilho de violação e abuso... mas a Tânia conseguiu abordar o tema com a seriedade merecida, ao mesmo tempo que o aborda de uma forma única, inserida neste mundo místico. Acontece que ainda hoje em dia, continuam a culpar a vítima pelo sucedido e este conto explora muito bem essa temática. Não há maneira de falar mais sem dar spoiler, mas eu preciso de mais! Espero que a autora tenha a possibilidade (e queira) trazer-nos mais desta história, porque eu preciso de respostas para o depois...

Conto: Olhos de Água
Autora: Filipa Santos
Elemento: Água
Ideia: "- Porque é que partiste?. Ela fitou-a de olhos pesados, não só de lágrimas, mas conhecimento. - Se não o fizesse tinhas morrido."

O meu coração ainda está partido em mil bocadinhos. Uma história de amor linda e sofrida, real, crua, triste e bela, mesmo assim. Um casal que passei a amar e a defender com todas as minhas forças e que me despedaçou. É uma história que nos mostra a crueldade dos deuses e o quanto estamos dispostos a fazer por amor. A narrativa vai alternando entre presente e passado e é impossível não nos sentirmos angustiados e até presos, mas também é uma história que nos aquece o coração e nos faz sonhar. Não tenho palavras nem para esclarecer o que este conto me fez sentir! Filipa, obrigada por me destruíres o coração... mas como foi com jeitinho eu perdoo.

Conto: O Modelador
Autora: Gabriela Simões
Elemento: Terra
Ideia: "Ela acordou com o sentimento de pânico. Tinha acontecido novamente: a faca sangrenta estava ao lado dela."

Vocês não estão preparados para este conto... porque eu definitivamente não estava! A Gabby apresenta-nos um dark fantasy super bem construído. Aqui temos os modeladores: uns modelam madeira, outros metal, etc... e temos os que modelam a carne, que são raros, pois esse tipo de modelação é proibída. Conhecemos o "Criador de Rostos" famoso pelo seu trabalho de forma clandestina e a sua assistente Imogene. Não vos posso contar mais, mas este conto é cheio de plot twists incríveis ... e aquele final... Se descobrirem aquele final antes do tempo, dou-vos os meus parabéns.

E são estes os contos, todos eles maravilhosos e há para todos os gostos! Confesso que tenho um favorito... a Tânia com os seus dragões e a temática sensível que aborda, simplesmente arrebatou-me. (Mulher eu preciso de mais!). É um livro que no geral me agradou imenso e como o li em ebook. quero muito agora comprar em formato físico que, caso queiram adquirir o vosso, encontram aqui na amazon.

Quero agradecer às meninas por me darem a oportunidade de ler este livro e parabenizá-las pelo trabalho incrível ❤ Um enorme beijinho 


Sem comentários:

Enviar um comentário