quinta-feira, 18 de abril de 2019

Seca - Neal Shusterman e Jarrod Shusterman


Título| Seca
Autor| Neal Shusterman e Jarrod Shusterman
Editor| Saída de Emergência
Páginas| 320

Quando vi este livro em pré-venda a capa chamou-me logo a atenção e quando li a sinopse fiquei super curiosa. A Saída de Emergência enviou-me um exemplar e eu não poderia ficar mais feliz, sendo que comecei a lê-lo no dia em que chegou cá a casa, mesmo tendo outras leituras a meio. E que livro minha gente ❤

Este livro, apesar de ser rotulado de thriller, para mim está mais para um distopia e que, infelizmente, poderá não estar assim tão longe de se tornar realidade. "Seca" acontece numa época em que o mundo, devido a problemas ambientais, atravessa um momento de seca. Várias regras foram implementadas como: não regar os jardins, não lavar os carros, não encher piscinas... mais eis que um dia, na Califórnia, as água é totalmente cortada e acontece aquilo a que se chama "O Fechar da Torneira".

Apesar de ao longo do livro, acompanhar-mos alguns pontos de vista diferentes, a nossa protagonista é a Alyssa Morrow, uma miúda normal, com senso crítico e que eu gostei de primeira. O bairro da Alyssa era super tranquilo, mas após a seca tudo muda, virando quase uma zona de guerra onde vizinhos e famílias lutam por um pouco de água. Um dia os pais dela não voltam e ela tem de tomar decisões difíceis para sobreviver e salvar o seu irmãozinho, Garret.

Inicialmente vi imensas divisões neste livro e não estava a compreender, mas após 10 minutos de leitura consegui perceber e achei por bem dar uma ajudinha e explicar, para quando forem ler já terem uma ideia e não ficarem perdidos e assustados como eu.

Então o livro está primeiramente dividido em seis grandes partes, referentes a momentos importantes da história. Os capítulos são divididos por dias e fazem a contagem desde que a água foi cortada, ou seja, o primeiro capítulo é "Dia Um, Sábado, 4 de Junho", que significa o primeiro dia sem água e a data em que isso aconteceu, e por aí vai. Depois dentro de cada capítulo a história é dividida em pontos de vista narrados em 1ª pessoa, sendo que no início apenas nos são revelados os da Alyssa e do Kelton (mas mais para a frente haverão outros). Por fim, para além disto, temos alguns capítulos extra pelo meio, intitulados de "Instantâneo", narrados em terceira pessoa, que nos conta uma pequena história que nos dá um vislumbre sobre a situação noutra parte qualquer do mundo e sobre outras pessoas, o que acaba sempre por se relacionar ao enredo principal. Este tipo de escrita tornou a narração muito rica e embora possa parecer confuso (e peço desculpa a quem achou a explicação desnecessária) é algo que acrescenta muito há história.

E falando da história, que coisa mais maravilhosa. Achei estranho o livro sem tão fininho e pensei que faltariam explicações, mas acreditem que está perfeito assim. Desde o começo que ficamos presos, porque é tudo bem descrito, sem "palha" e a escrita é simples e direta. É ótimo termos vários pontos de vista, pois passando-se num momento difícil é importante vermos como cada personagem lida com os seus demónios interiores e as suas escolhas.

Eu não quero dar spoilers de nada, mas é difícil não me pôr aqui a escrever sobre tudo. Por conta da situação difícil, a protagonista acaba por se juntar a outros elementos formando um grupo e são todos tão maravilhosos. As situações que eles passam são extremamente difíceis e juro que nos fazem refletir sobre o poder da água. Eu dei por mim a ser muito mais poupada no que diz respeito a este elemento e enquanto lia, por vezes, dava-me imensa sede, como se estivesse com medo que, quem sabe, a água por estes lados também acabasse.

Infelizmente isto não é algo tão descabido de acontecer. Talvez não nos próximos anos, mas nunca se sabe! Já deu para ter algumas ideias de sobrevivência hahaha Mas penso que seja importante ler este livro para dar-mos mais importância à água e percebermos como ela é um bem essencial e que pode sim acabar um dia.

Resta-me dizer-vos que leiam! É bem escrito, as personagens são incríveis, é livro único e não é, de todo, um livro grande. Já para não falar que vai ter adaptação cinematográfica, feita pelos próprios autores ❤ Tem tudo para ser bom!

Prevejo ressaca literária para estes lados!
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário