quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Dumplin' - Julie Murphy


Título| Dumplin'
Autor| Julie Murphy

Antes de começar-mos com a resenha quero que percebam uma coisa muito importante: gorda não é um insulto. Gorda é uma palavra como outra qualquer, que se torna um insulto pelas pessoas que o usam ou aceitam como tal. Não há cá gordinha, fofinha ou fortezinha... é gorda. E está tudo bem!

Willowdean Dickson é a nossa protagonista de 16 anos, a quem a sua mãe (ex-miss) chama Dumplin, que seria algo como "bolinho frito". Gorda e com a auto-estima lá em cima, nunca sentiu problemas com o seu corpo ou com a sua vida. Trabalha num restaurante chamado Harpy's Burgers & Dog, com aquele que é o seu crush, o Bo. A sua melhor amiga é a Ellen, com que partilha o amor pela cantora Dolly Parton. A mãe da Dumplin dirige o concurso Miss Jovem Flor do Texas, no qual ela nunca pensou em participar... até agora!

Ela começa a sentir-se insegura com o seu corpo quando Bo mostra que o sentimento é recíproco. A partir de então, surgem sentimentos conflituosos e divergentes na mente de Dumplin. Afinal ela sempre foi alguém que defendeu que cada qual é como é, mas cada vez que Bo lhe toca, ela sente-se receosa e envergonhada. Ela acaba por decididir participar no concurso de miss, afinal não existe nenhuma cláusula que diz que ela não o possa fazer e, várias meninas que também se sentiam de alguma forma inseguras com a sua imagem, acabam por ganhar coragem para participar também.

"Há algo no biquíni que faz com que as mulheres achem que precisam conquistar o direito de usá-lo. E isso é um absurdo. Na verdade, o critério é muito simples: você tem um corpo não tem? Então veste um e manda ver!"

Eu acabei por adorar a Willowdean do fundo do meu coração. Ela sabia que era gorda e não via um problema nisso mas, independentemente de sermos gordos ou magros, todos nós passamos por uma fase de insegurança com o nosso corpo e nunca estamos satisfeitos a 100% com aquilo que deus nos deu. No entanto, em nenhum momento do livro existe aquela típica mudança de imagem para que os outros gostem dela. Ela entende que é algo que precisa aceitar e de se sentir bem consigo mesma.

Este livro foi além das minhas expectativas. Para além de falar de gordofobia, fala sobre outros tipos de bullying. Gostei de ambos os meninos aqui no livro (não posso dar spoilers) e confesso que em muitas cenas fiquei indecisa no meio deste triângulo amoroso. Também fala sobre a amizade e sobre um ponto em específico que eu já tive que ultrapassar: as mudanças e crescimento pessoal, as diferenças e o afastamento. No meio disto tudo, também existe tempo para falar de aceitação por parte dos pais, do medo de falhar, do poder da superioridade e ... drag queens 😂

Livro x Filme
Agora vamos falar sobre a adaptação, que foi o que primeiramente me fez querer ler este livro. Agora que tomei conhecimento de ambos, posso fazer uma breve comparação e dizer-vos o que achei. No filme temos Danielle Macdonald, como Dumplin e Jennifer Aniston como sua mãe.

Confesso que inicialmente torci um bocado o nariz para a Danielle Macdonald, mas acabei por gostar da representação dela. Já a Jennifer Aniston foi incrível tal como eu esperava. Mas quem merece os meus parabéns é a Maddie Baillio, que fez com que a Millie se tornasse a minha personagem favorita no filme.

É bom salientar que existem bastantes diferenças entre o livro e a sua adaptação, que pode agradar a uns e desiludir a outros. Eu acho que me encontro no meio, porque ainda estou a absorver as minhas emoções 😂 Posso já adiantar que quem se queixou do romance no livro, vai adorar o filme, visto que se focaram completamente no concurso e nem sequer existe um triângulo amoroso #chateada

Eu, particularmente, gostava de ter visto mais do romance. Muita coisa acontece no livro, enquanto que no filme temos um pouquinho de história no início e depois só voltamos a isso no final. A desavença entre a Dumplin' e a Ellen também perdeu relevância, sendo tratada de uma forma mais leviana, o que eu não gostei. Para mim foi um dos assuntos importantes do livro, pois é algo muito real e que talvez ajudasse algumas meninas que sentem que se estão a afastar das melhores amigas e não compreendem. Todos já passamos por isso! Também cortaram um dos meus momentos favoritos: a conversa entre a Dumplin´e a Hannah, na festa do pijama em casa da Millie.

Mas nem todas as mudanças são más! Como eu já disse, adorei a Millie e acho que lhe deram mais destaque, sendo que ela representa duas personagens do livro, mas acho que foi melhor assim. A mãe da Dumplin' também estava muito melhor! No livro, ela nunca chega realmente a mostrar as suas emoções, sendo muito fria e "abonecada", já no filme, a maioria das cenas que me fizeram chorar, foi as que ela protagonizou.

Por fim, adorei as drag queens! Para quem não sabe eu sou muito fã de Ru Paul's Drag Race e aparece uma ex-concorrente que eu gostava (não vou dizer qual hahaha vão ter que ver o filme ou pesquisar). Achei tudo lindo e das cenas mais amorosas são com elas, assim como as mais divertidas.

Conclusão final: acho que o livro ganha, mas por pouco, mas acho que o filme vale a pena. Leiam o livro primeiro, mas não deixem de ver a adaptação. E agora apetece-me ouvir as músicas da Dolly Parton, principalmente esta versão da Miley Cyrus.

"Jolene! Jolene! Jolene! Joooooleeeene!"
Beijinhos

2 comentários:

  1. Olá!
    Ainda não li e nem assisti ao filmes, mas estou bem ansiosa pela leitura e depois assistir ao filme. Espero gostar de ambos!
    Sua resenha me deixou ainda mais animada pela leitura, fico feliz que o livro tenha mexido tanto com você.
    Amo livros que envolvam bullying, problemas reais, pois leituras assim sempre mexem muito comigo.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Ah, estou louca para assistir ao filme. Deve estar sensacional, e que bom saber que a adaptação não perde quase em nada para o livro. Adoro essa história! ♥
    beijos

    ResponderEliminar