segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Filhos de Sangue e Osso - Tomi Adeyemi

Título| Filhos de Sangue e Osso
Série| O Legado de Orïsha
Autor| Tomi Adeyemi
Editora| Planeta
Páginas| 480

Segunda leitura do ano, mas eu já coloquei como um dos favoritos, se não "o favorito", de 2019! Um livro que anda nas bocas do mundo, que parece que toda a gente leu e vi muita gente a recebê-lo como prenda de natal 👀 incluindo o meu, que foi prenda do morzinho. Apesar disso, vou confessar, eu estava com as expectativas em baixo. Acontece que eu meio que sou a "ovelha negra dos leitores", entendem? Na maioria das vezes que as pessoas falam muito de um livro e 99% ama, eu estou sempre nos 1% que não gosta (John Green cof cof)... Mas graças aos deuses, não foi isso que aconteceu...


Para quem não conhece a história, Filhos de Sangue e Osso apresenta-nos Orïsha, uma terra onde a magia foi erradicada há 11 anos atrás, pelo rei, que temia esses poderes. A nossa protagonista é a Zélie, uma diviner (diviners são reconhecidos pelo seus cabelos brancos e acabam por se tornar em majis, quando os seus poderes são revelados). Ela carrega um grande ódio no seu coração, pois viu todos os maji, incluindo a sua mãe, serem acorrentados e mortos pelo rei, devido à sua magia. Todos pensam que a magia foi extinta, mas devido a um encontro do destino, Zélie fica a saber que existe uma forma de a trazer de voltar e tudo depende dela.

A partir daqui nós acompanhámos as aventuras, peripécias e confusões desta jornada. Não quero dizer-vos quem são os seus companheiros porque acho que o surpreendente desta história é ir descobrindo essas pequenas coisas. Eu li apenas a sinopse que não nos entrega muito sobre a história e o restante fui lendo e descobrindo, por isso, quero dar-vos também essa oportunidade. Posso só dizer que é um pequeno grupo incrível, que já rivaliza no meu coração, pelo lugar que pertence ao trio "Harry, Ron e Hermione" ❤

Aqui a magia provém dos deuses, envolvendo a mitologia africana. Cada deus concede um tipo de poder diferente, sendo 10 ao todo e, cada um deles, forma um clã de maji diferente. Eu gostei muito da forma como a autora criou o sistema de magia e a sua organização, sendo que no início do livro temos uma espécie de glossários com as explicações dos clãs e dos respetivos deuses e poderes.

É uma história fantástica e com vários plot twist! O mundo foi muito bem criado e as personagens otimamente bem construídas. O facto de se basear na mitologia africana e de todos os personagens serem negros, dá um diferencial que torna tudo ainda mais incrível, dando voz a minorias e trazendo uma crítica social muito forte.

Traz vários outros assuntos muito reais e importantes como as expectativas da família, a escolha sobre quem queremos ser, a amizade e como os amigos podem ser a família que escolhemos, as escolhas difíceis que podem ou não mudar a nossa vida e a dos outros, o amor próprio e o poder de acreditarmos em nós, as aparências e primeiras impressões e o quanto podemos estar errados acerca das pessoas...

Apesar de não querer falar muito sobre os personagens, tenho que mencionar a Amari. A nossa prencesinha que vai crescer tanto e revelar-se uma mulher incrível. É alguém em que se nota o real crescimento ao longo do livro e de quem ficámos imensamente orgulhosos quando ele termina. É uma guerreira e tenho a certeza que ela vai ser ainda mais incrível nos próximos livros.

Os direitos para o cinema já foram adquiridos e eu não poderia estar mais ansiosa. Será o filme com maior percentagem de atores negros até agora, sendo que se estima que 98% do filme, ou até mesmo todo o elenco, será composto por pessoas negras 💪 Já prevejo um elenco foda!

Não posso dizer mais, a não ser que leiam! Juro que vai mudar as vossas vidas! Eu já favoritei, já quero andar com o livro para todo o lado e preciso que a editora lance a continuação, mal ela seja lançada lá fora (que será ainda este ano). Caso já tenham lido e precisem de conversar, porque eu sei que precisam, basta que me chamem nalguma rede social 💙

"Somos todos filhos de sangue e osso"
Beijinhos

12 comentários:

  1. Só o fato de virar filme e ser representativo dando oportunidade aos atores negros é incrível. Fiquei super ansiosa para ler, parece uma grande história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma história incrível :) Vc e todo o mundo precisam ler. Beijo

      Eliminar
  2. Adorei a capa e a história parece bastante interessante. Quero ler, obrigado pela dica.

    ResponderEliminar
  3. vou te contar que achei toda a historia muito bem elaborada apenar de não fazer muito o meu estilo ele me interessou
    Coisas da Bueno @blog_coisasdabueno

    ResponderEliminar
  4. Amo esses contos de mundos mágicos, fiquei curiosa com a jornada da protagonista e suas aventuras. Me parece uma boa leitura, espero gostar assim como você.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Com certeza uma leitura que vale muito a pena. Gostei da indicação!

    ResponderEliminar
  6. Não é muito o tipo de livro que costumo ler,porém vendo sua resenha me deu uma curiosidade e vontade de ler

    ResponderEliminar
  7. olá!
    Não conhecia o livro.
    Pelo que li na sua resenha, deve ser uma ótima leitura.
    Abraços.
    https://coisinhasdakikaartesanato.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. oi!
    Estou louca para ler esse livro! Já li resenhas super positivas :D

    ResponderEliminar
  9. Me pareceu ser um excelente livro, com uma história bem emocionante....
    Achei lindo a capa do livro!
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Realmente, as nossas opiniões não podiam ser mais diferentes xD

    Beijinhos

    ResponderEliminar