quarta-feira, 27 de março de 2019

A Era Do Caos (Parte I) - Ângelo Magalhães


Título| A Era do Caos 
Autor| Ângelo Magalhães
Editor| Chiado Books
Páginas| 584

Hoje trago-vos uma resenha muito especial porque é de um autor português. Quem me conhece sabe que, infelizmente, não dou muita oportunidade aos escritores portugueses, isto porque a maioria se foca em não-ficção, romance e auto-ajuda, que são géneros que embora eu leia, não aprecio assim tanto. Quando fui contactada pelo autor e percebi que se tratava de uma distopia, fiquei logo super curiosa e entusiasmada para ler.

A Era do Caos passa-se em 2030, após a Terceira Guerra Mundial (guerra nuclear) deixar a Terra um autêntico caos. Acompanhámos então a jornada de Ryan em busca do seu pai, pois no dia em que uma bomba atingiu a sua cidade, Dallas, ele descobre que o pai foi raptado e, através de uns ficheiros deixados para trás, percebe que este trabalhava para uma secção secreta do governo. 

Para mim o livro tem muito uma vibe das séries The Walking Dead (apesar de eu nunca ter visto) e The 100 e, na minha opinião, realmente esta história dava muito bem para ser adaptada para a Tv. Aqui não seguimos apenas o "protagonista", mas sim todos os outros personagens. A história é narrada na terceira pessoa e todos os personagens são-nos apresentados com flashbacks que nos levam ao passado ou até pensamentos que nos permitem descobrir mais sobre cada um. 

Para algumas pessoas isto até pode tornar a história massante, mas para mim, que sou extremamente curiosa, foi um "must". Não há nenhuma personagem que eu fique sem saber de onde ela vem ou quais os seus motivos para seguir tal ação. Todos são bens construídos e apegamo-nos até àqueles de quem não é suposto gostar; por isso mesmo eu acho que funcionaria tão bem como uma série.


Há apenas uma coisa que me incomodou na história, que foi o romance. Infelizmente, não fiquei fã nem torci pelo casal, mas quem sabe isso muda na continuação. Com isto, não quer dizer que não goste de ambos os personagens, apenas não torço por eles juntos como um par romântico. 

Falando agora um bocadinho sobre a edição: já se sabe que, infelizmente, a editora Chiado não faz revisão aos livros e, por isso, alguns erros gramaticais e ortográficos e até algumas falta de coerência em algumas partes, tornaram inicialmente a leitura um pouco mais lenta. O formato físico dos livros também não é muito confortável, pois apesar de não chegarem a ser edições de bolso, os livros são mais pequenos do que o normal, o que torna mais desconfortável a ler, principalmente em livros como este, que tem mais de 500 páginas. 

Algo que também torna a leitura mais lenta é o facto de os capítulos serem exageradamente compridos. A maioria tem mais de 30 páginas e isso levava a que eu ficasse frustrada e acabando um capítulo pousava o livro durante bastante tempo. Penso que se fossem bem mais curtos, o engajamento seria maior. Mas é um livro que recomendo a quem gosta de distopias e, principalmente, das séries que mencionei. Fiquei ansiosa pela continuação, para a qual ainda não há previsão de lançamento. Dêem uma oportunidade!

Se já leram, venham conversar 😉
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário