terça-feira, 11 de junho de 2019

Um Mundo à Beira de um Ataque de Nervos - Matt Haig


Título| O Mundo à Beira de um Ataque de Nervos
Autor| Matt Haig
Editor| Porto Editora
Páginas| 374

"Como podemos viver num mundo louco sem enlouquecermos?"

Quem me acompanha sabe o quanto eu já me rendi à escrita deste autor. Matt Haig é incrível e já quase o considero um amigo. Escreve sobre algo que eu vivo, que eu me identifico e de uma maneira tão real e, ao mesmo tempo, leve, que sinto minhas as palavras dele. 

Há uns tempos li "Razões para Viver" e deixo-vos aqui uma resenha muito pessoal, onde abro o meu coração e falo-vos um pouquinho sobre o que é viver com problemas como ansiedade, depressão e ataques de pânico. Neste livro aqui, o autor decide ir para além disso e falar como nos relacionamos com o mundo e como ele contribui para a nossa saúde mental, ou não.

Sabemos que vivemos num nova era tecnológica, que o mundo continua a evoluir a uma velocidade impressionante e que isso nos afeta direta e ativamente. O autor dividiu o livro em 18 partes e ao longo do livro vai fazendo-nos refletir sobre o mundo em que vivemos e o modo como estamos a reagir-lhe, relacionando-o sempre com ansiedade, depressão e transtornos mentais.

Porque até quem não sofre diretamente com estas doenças, vê-se num momento ou outro, completamente assoberbado pelo mundo, pela tecnologia, pelo ruído, pela rapidez da vida. É preciso parar-mos e pensar-mos para onde estamos a ir, como pessoas, como sociedade, como mundo vivo. É preciso parar e aproveitar o que temos, mas não simplesmente aceitar tudo sem questionar. O que pensamos que está a ser bom, pode não o estar a ser realmente. As invenções construídas para ajudarem o ser humano, estão cada vez mais a piorar a sua saúde e estado mental, não deixando de ser úteis, quando usadas corretamente.

"Creio que o mundo vai ser sempre caótico. E que eu vou ser sempre caótico. Mas, e esta parte é muito importante para mim, eu acredito que é possível ser-se caoticamente feliz. Ou, pelo menos, ser-se um caos ligeiramente menos infeliz. Sermos um caos com que possamos lidar."

Sou-vos muito sincera, que estou a sentir-me realmente frustrada a escrever esta opinião, porque ao contrário do que escrevi na outra, sinto que não estou a conseguir transmitir tudo aquilo que este livro nos passa e qual a sua mensagem real. É mais do que reflexões, pensamentos, emoções. É mais do que sobre ansiedade, depressão e outras doenças mentais. É mais do que sobre as redes sociais, as inovações e as invenções tecnológicas. É mais do que sobre o mundo, a sociedade e o ser humano. É sobre tudo isto e mais. É sobre tudo isto e como tudo se relaciona. 

Ao ler este livro senti-me pequenina, mas ao mesmo tempo senti que sou importante, que sou necessária e que é bom fazer parte de algo tão imenso. Fez-me sentir (e lembrar, na verdade) que tenho escolha e que todas as escolhas importam e fazem a diferença. Porque todos trabalhamos para o mesmo, todos vivemos no mesmo planeta, na mesma galáxia, no mesmo universo e todos pertencemos à pequena parte do mundo que respira. 

É um livro fantástico que recomendo a todos! Tal como no outro, fartei-me de marcar citações e pensamentos que me deixavam parada, amarradinha ao livro, a pensar e a questionar. Tal como fiz aqui, posso trazer-vos um post com as minhas citações favoritas e, quem sabe, ao lerem esse bocadinho, percebam o quanto este livro é necessário na vossa vida.
Apenas leiam!
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário