quinta-feira, 25 de julho de 2019

Raparigas como Nós - Helena Magalhães


Título| Raparigas como Nós
Autor| Helena Magalhães
Editor| Planeta
Páginas| 424

A Planeta Manuscrito mandou-me este livro e eu li logo, mas marcou-me de tal forma que até hoje não consegui escrever a resenha. Na verdade, neste momento apetece-me fechar este bloco de notas e fugir. Não é algo mau... pelo contrário! Mas foi algo que me bateu tão forte, no que diz respeito às emoções que me transmitiu, que se torna mesmo difícil para mim, falar dele.

Para quem não conhece a história, em Raparigas como Nós acompanhamos a Isabel e os seus grandes amores (o amor de verão e o amor da adolescência) e é impossível não ficar-mos rendidos e não nos identificarmos. Quem nunca sofreu de amores? Quem nunca teve um Simão na adolescência? Aquele amor meio platónico, no anda lá - dá cá. Lembrei-me tanto dos meus amores de tempo de escola e o que eu me ri com situações que a Isabel passava e em que eu me via a 100%.

Todas nós tivemos uma Marisa das argolas nas nossas vidas e agora vou confessar-vos algo... Das cenas deste livro, em que eu larguei uma lagrimita sem contar, foram em duas cenas com a Marisa e a Isabel. Não vou dizer quais, para não dar spoiler, mas quem quiser saber e debater, pode deixar um comentário. Só sei que é tão bom a desconstrução de que mulheres têm que ser inimigas e, nessas duas cenas eu só pensava "Yuhooo!!! Girl Power! Boa míudas, que orgulho. Tão lindo!".

É um livro que fala muito mais do que amores e relações. É também sobre drogas, sobre escolhas difíceis, sobre amizade entre mulheres, ... sobre a vida. Faz-nos pensar... e muito! Claro que acabei o livro devastada, desolada e desidratada hahaha Até mandei um vídeo à Helena para ela ver o que me tinha feito. Mas eram lágrimas tão boas! Tenho pena de não conhecer assim tão bem Lisboa e de não conhecer a maioria dos sítios mencionados no livro, mas vou marcar uma viagenzita e quero fazer um percurso com todos os sítios em que o meu coração já deixou um pedaço, sem mesmo lá ter ido.

Eu sou uma Isabel na vida e sempre hei-de ser. Tenho orgulho em ter lido esta história e fazer parte deste grupinho (que já é bem basto... GOOO HELENA) que já leu esta história e é amiga da Isabel. Sou uma Isabel que já encontrou o seu Afonso, mas que já teve o seu Simão. Que tem uma Alice maravilhosa e já encontrou muitas Marisas das Argolas por aí. Sou uma Isabel como vocês, porque ela é uma Rapariga como Nós e todas nós a entendemos e a carregamos aqui dentro 💙

Melhor autora portuguesa ❤
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário