domingo, 23 de junho de 2019

[Citações] - O Mundo À Beira de Um Ataque de Nervos

Olá meus anjos. Tal como no último livro do Matt Haig, em que fiz um post de citações, decidi fazer o mesmo com este. Caso ainda não tenham lido a resenha podem fazê-lo agora, aqui, mas não invalida que leiam este post em primeiro lugar ok? 

"Quando entramos num estado de agitação mental, muitas das coisas que nos dão alguma satisfação a curto prazo acabam, a longo prazo, por nos deixar a sentir mal. Distraímo-nos de nós próprios, quando o que realmente precisamos é de nos conhecermos."

"Pouco importava que já me tivesse sentido assim. Uma garganta inflamada não se desinflama apenas por já sabermos o que é ter este problema."

"Como podemos viver num mundo louco sem enlouquecermos?"

"Sentirmo-nos mal é horrível. E sentirmo-nos mal quando nos dizem que não há razões concretas para isso, bem, é ainda mais horrível."

"... não falar sobre os problemas é, em si mesmo, um problema."

"Porém, enquanto as possibilidades de escolha se tornam infinitas, as nossas vidas continuam a ser medidas por intervalos de tempo limitado. Não conseguimos viver todas as vidas possíveis. Não conseguimos ver todos os filmes, ou ler todos os livros, ou visitar todos os locais que existem neste belo planeta. "

"Não precisamos de outro mundo. Tudo aquilo de que precisamos já está neste, desde que abdiquemos de pensar que precisamos de tudo."

"Quem teme o sofrimento, sofre já aquilo que teme."

"O mundo do trabalho está a tornar-se desumanizado, como se os seres humanos existissem para serem escravos do trabalho, em vez do trabalho existir em prol dos humanos."

"Se o para sempre é composto de muitos agora, então talvez esses agora sejam feitos de talvez. Talvez o objetivo da veja seja prescindir das certezas da vida para abraçar a gloriosa incerteza."

"Se estivéssemos mais satisfeitos com o nosso corpo, tratá-lo-íamos com maior gentileza."

"O facebook é o sítio onde toda a gente mente aos amigos. O twitter é o sítio onde dizem a verdade a estranhos."

"Algumas pessoas falam com os animais. Mas poucas os ouvem. O problema é esse."

"... a capacidade de avançar consiste numa questão de aceitação. Só ao aceitarmos uma determinada situação é que a poderemos vir a mudar. Temos de aprender a não ficar em estado de choque por causa do choque. Temos de aprender a não cair num estado de pânico por causa do pânico. Temos de aprender a mudar aquilo que conseguimos mudar e a não ficarmos frustrados com o que não conseguimos mudar."

"Vivemos numa sociedade acordada 24h por dia, mas não vivemos em corpos despertos 24h por dia. Alguma coisa tem de ceder."

"Não ter um lar é muito mais do que não ter um quarto para dormir."

"Há muita coisa que podemos aprender quando estamos doentes para vivermos melhor quando estamos saudáveis."

"Creio que o mundo vai ser sempre caótico. E que eu vou ser sempre caótico. Mas, e esta parte é muito importante para mim, eu acredito que é possível ser-se caoticamente feliz. Ou, pelo menos, ser-se um caos ligeiramente menos infeliz. Sermos um caos com que possamos lidar. "Em todo o caos há um cosmos, em toda a desordem uma desordem secreta."

"Estava convencido de que não tinha sido feito para viver na realidade do nosso mundo. E, de certa maneira, tinha razão. Não tinha sido criado para o nosso mundo. Fui criado, tal como as restante pessoas, pelo mundo."

"A exteriorização da dor e o facto de ficarmos a saber que outros sentem o mesmo que nós, pode curar quem conta e quem escuta. Portanto, nunca deixem de falar."

"Ler era uma forma de me ligar a algo, sem necessidade de passar pelos inúmeros filtros que, geralmente, a sociedade impõe."

"Ler é importante por nos dar um espaço em que podemos existir para lá da nossa vida real."

"A leitura é amor em ação."

"Muitas pessoas pensam que a excitação é felicidade, mas não se está em paz quando se está excitado. A verdadeira felicidade baseia-se na paz."

"... só podemos chegar ao lugar que queremos se primeiro aceitamos o lugar  em que estamos."

"A questão não é tanto o que se lê, mas antes como se lê. Um escritor até pode dar início a uma história, mas essa história só ganha vida com o leitor. E um livro nunca vive duas vezes da mesma forma. A narrativa não tem só que ver com as palavras que a compõem, mas também com quem lê essas palavras. Essa é a equação variável. É aí que reside a magia. A única coisa que um escritor pode fazer é oferecer um fósforo (e, de preferência, um fósforo seco). Depois, é o leitor que tem de acender essa chama e dar vida ao livro."

Qual é a vossa citação favorita?
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário