quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Daugther of Smoke and Bones - Laini Taylor


Não queria despedir-me desta história, mas tenho de o fazer. Li os três livros em menos de uma semana e é-me impossível largar estes personagens e esta história. Para ser sincera... terminei o último livro há mais ao menos 5 minutos e senti que tinha que escrever, no entanto, não me é possível fazer uma resenha correta e linear, pois tudo o que tenho dentro de mim são sentimentos conturbados.

Começo por salientar que é triste que cá em portugal esta história não tenha o devido reconhecimento, talvez devido à tradução dos títulos, o que faz com que muita gente não saiba que se trata da aclamada trilogia "Daugther of Smoke and Bones (Feita de Fumaça e Osso, no  Brasil), mas, no que depender de mim, mais pessoas terão conhecimento dela.

Laini Taylor criou um mundo incrível, bem estruturado, que embora se trate de fantasia revela tanto sobre o mundo em que hoje vivemos: opressão às minorias e ao que é diferente, preconceito ao desconhecido, futilidades baseadas em aspeto físico... As personagens são todas bem desenvolvidas e com personalidades muito fortes. São seres que acreditamos que, talvez, numa realidade paralela, ou, tal como é referido, noutras camadas do universo, sejam reais.

Comecei esta trilogia sem expectatitvas e confesso que não me prendeu de logo início. Eu, que preciso sempre de um pouquinho de romance para me ver presa à história, achei que se tratava de um instalove, que me fez torcer o nariz, mas que se mostrou ser muito mais que isso. Akiva e Karou são duas almas gémeas, no verdadeiro sentido da expressão e não me refiro a algo feito ou construído, mas algo que se nota, que se percebe e que se vê desabrochar. 

Adorei as quimeras e sem dúvida que as minhas favoritas foram o Ziri e a Issa. O que o meu coração sofreu pelo Ziri, mas ainda bem que teve um final digno e feliz e não posso dizer que não torci por aquele romance. No que diz respeito aos anjos, claro que a Liraz é uma força da natureza, o verdadeiro significado de girl power, mas, por vezes, tão vazia que só dava vontade de abraçar e mostrar-lhe o que o mundo era mais que guerra e morte e como podia ser a felicidade. Mas todo o meu amor vai para a Zuzana, neck-neck lindo da minha vida, bailarina de metro e meia que mostra que a força está totalmente na personalidade. O que eu me ri com ela e com o Mik. Para mim são o grande casal desta história e se já não tivesse um amor como eles (momento para "ooowwwnnn") era agora que o desejaria.

O final deste enredo ficou um pouco confuso para mim e, se pudesse escolher, não colocaria tanto sofrimento para os nossos protagonistas, porque para mim é um meio final feliz, mas percebo as decisões da autora e tudo o que foi decidido só engrandeceu a narrativa. Finalmente posso dizer que li um bom livro com anjos e que na verdade se tornou um favorito. Recomendo mais que tudo e, caso já tenham lido, por favor falem comigo.

"Alguns e depois mais" ❤
               Facebook Instagram | Twitter | Skoob | Goodreads | Tumblr | 

1 comentário:

  1. Olá, por acaso nunca tinha ouvido falar desse livro mas pareceu ser muito interessante. Tal como tu, também preciso de um pouco de romance para me interessar na história e esta parece que tem romance para dar e vender o que adoro! Assim que tiver oportunidade vou comprá-lo sem dúvida.

    Rita ☾

    ResponderEliminar